51 3221.7923
  3061.5270

Exame indica qual é o seu esporte através da saliva

 Já imaginou descobrir qual é o seu principal esporte a partir de um simples amostra de saliva? Pois é, esse exame existe, pode ser feito por qualquer pessoa e é conhecido por Pathway Fit. Com uma simples coleta do material genético, através da saliva, é possível avaliar o desempenho da pessoa para cada atividade física e personalizar a dieta de acordo com a genética, mapeando comportamentos alimentares que podem ser influenciados pelos genes.

"O exame irá mostrar a sua predisposição genética para desenvolver determinada atividade. Ou seja, se o seu corpo tem um potencial maior para as atividades de força ou de resistência. Isso não quer dizer que você será o melhor do mundo naquele esporte. Até porque um bom desempenho depende de fatores externos como treino e dedicação. Só ter uma genética boa não garante nada", explica Hélio Magarinos Torres Filho, presidente regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/RJ.

No Rio de Janeiro, é possível fazer este exame em qualquer unidade do laboratório Richet. O relatório oferece informações personalizadas, baseadas na genética e no estilo de vida de cada um. O resultado auxilia a atingir e manter um peso saudável, obter o máximo benefício da atividade física e exercícios, além de otimizar o equilíbrio nutricional da dieta. Este relatório é dividido item por item e o texto é bem explicativo.

O ultramaratonistas Marcio Villar, acostumado a dobrar algumas das provas mais longas e temidas do mundo, fez o exame. O relatório ajuda a explicar como esse morador do Recreio consegue passar mais de um dia inteiro correndo.

"A genética do Marcio é prefeita para longas distâncias. Ele teve uma excelente resposta para os treinos de resistência, além de ter uma boa capacidade aeróbica. E ele também tem uma tendência à obesidade. Com uma dieta normal, dificilmente, ele conseguirá emagrecer. Portanto, a atividade física é fortemente indicada no caso do Marcio", comenta Hélio.

O resultado do exame é genético. Portanto, se Marcio tivesse ficado a vida inteira no sofá apenas comendo o relatório seria exatamente o mesmo.

PULSO NO SITE DO GLOBO: oglobo.com.br/esportes/pulso

*postado por Victor Costa

Você também vai gostar de ler

Leite: alergia ou intolerância

Porto Alegre/RS 16/04/2013
É comum se fazer algum tipo de confusão entre a alergia às proteínas do leite de vaca (APLV) e a intolerância à lactose.
Continue lendo


Risco de morte por dengue é 12 vezes maior entre idosos

Porto Alegre/RS 16/04/2013
Segundo Ministério da Saúde, das 132 mortes por dengue registradas no Brasil em 2013, 55 ocorreram entre pessoas com mais de 60 anos de idade
Continue lendo


Serviços

  • » Instruções de coleta
  • » Serviços
  • » Exames de Rotina
  • » Exames Salivares
  • » Intolerância Alimentar
  • » Pesquisas
  • » Consultoria
  • » Exames
  • » Assessoria

Contatos

(51) 3221.7923

R. Dr. Alcides Cruz, 51 - Bairro Santa Cecília
Porto Alegre, Rio Grande do Sul - CEP 90630-160
Desenvolvido por Webproj
Agência de Marketing Digital - Criação de sites