51 3221.7923
  3061.5270

Desempenho Esportivo

A prática regular de exercícios físicos promove adaptações fisiológicas benéficas ao organismo. Porém, quando a prática de exercícios não é bem orientada, o praticante pode sofrer conseqüências indesejadas, como risco coronário, lesões, contusões, distensões, contraturas, luxações, fraturas por estresse ou, ainda, desenvolver a Síndrome da Overtraining.

Muitos dos danos apontados são resultantes de grande volume e/ou alta intensidade de esforço, sem um período de recuperação e repouso adequado.

Em atletas profissionais, estes sintomas podem  ainda ser potencializados por fatores estressores psicossociais, calendário esportivo atribulado, treinamento monótono, além de dieta  e hidratação inadequada.

Estudos da Fisiologia do Exercício evidenciam que há uma estreita relação entre desempenho atlético e a liberação hormonal, em particular, os hormônios, Cortisol e Testosterona.

Alterações nos níveis de Cortisol e Testosterona podem ocorrer devido à influência do exercício físico agudo ou crônico, as quais dependem da duração e/ou intensidade do exercício. Em desportistas/atletas, a Testosterona, ,  tem um papel importante em muitos processos metabólicos, tais como a síntese de glicogênio muscular e proteção contra o efeito proteolítico dos glicocorticóides, que aumentam a síntese de proteínas musculares. Já o Cortisol promove a gliconeogênese e a lipólise. Por estas razões, a Testosterona é, em geral, o hormônio da atividade anabólica nos tecidos e o Cortisol, o catabolismo.

Para obtenção de melhores resultados das atividades físicas, com objetivo de determinar ou avaliar treinamento de força, de resistência, adequação de carga de treinamento, overtraining, aumento de massa muscular ou perda de massa gorda, seja em praticantes de exercícios eventuais, regulares e atletas de elite ou não, é fundamental a determinação dos níveis Testosterona, DHEA e Cortisol em repouso para avaliar o equilíbrio anabólico / catabólico, para, assim, melhor definir a carga e a periodicidade adequada de exercícios, além do tempo de intervalo de repouso, prevenindo possíveis danos à saúde e garantido melhor rendimento ao seu treinamento físico e esportivo.

Exames realizados nesse perfil:

Desempenho Esportivo:

» Testosterona Salivar 1 amostra
» DHEA - Deidroepiandrosterona Salivar 1 amostra
» Cortisol Salivar ( 3 Amostras - manhã/tarde/noite)
» Relação T/C
» Relação D/C



Serviços

  • » Instruções de coleta
  • » Serviços
  • » Exames de Rotina
  • » Exames Salivares
  • » Intolerância Alimentar
  • » Pesquisas
  • » Consultoria
  • » Exames
  • » Assessoria

Contatos

(51) 3221.7923

R. Dr. Alcides Cruz, 51 - Bairro Santa Cecília
Porto Alegre, Rio Grande do Sul - CEP 90630-160
Desenvolvido por Webproj
Agência de Marketing Digital - Criação de sites